Escola
Municipal Santa Rosa
Itaquiraí – MS
Professor: Valmiro Pereira Santana
Professor: Valmiro Pereira Santana
Progetecs:
Jean Carlos Carneiro da Silva/ Cássia Marques Santana Rozatti/ Ana Maria da
Silva Souza
Coordenadora
Pedagógica: Ana Lia Lourenço
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Regiões Brasileiras.
Tema: As Diferentes Formas de Regionalizar o Brasil.
Ano: 5º Turma: A
Modalidade: Ensino Fundamental
Duração das Atividades: 05 aulas
Número de alunos: 28
Objetivos
* Conhecer as propostas de regionalização do Brasil e seus diferentes conceitos.
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Regiões Brasileiras.
Tema: As Diferentes Formas de Regionalizar o Brasil.
Ano: 5º Turma: A
Modalidade: Ensino Fundamental
Duração das Atividades: 05 aulas
Número de alunos: 28
Objetivos
* Conhecer as propostas de regionalização do Brasil e seus diferentes conceitos.
* Compreender como os aspectos (ou sistemas)
naturais e humanos criam espaços e estruturas que formam uma totalidade.
* Analisar a formação das regiões nacionais a partir de heranças relacionadas ao meio natural, à ocupação territorial, à economia e aos sistemas (de transporte, de energia, de comunicação, etc.), entre outros fatores, que caracterizam e identificam cada uma delas.
Habilidades e Competências
Analisar, compreender, descrever, localizar e pesquisar a participação política e cidadania.
* Analisar a formação das regiões nacionais a partir de heranças relacionadas ao meio natural, à ocupação territorial, à economia e aos sistemas (de transporte, de energia, de comunicação, etc.), entre outros fatores, que caracterizam e identificam cada uma delas.
Habilidades e Competências
Analisar, compreender, descrever, localizar e pesquisar a participação política e cidadania.
Entender a
formação do espaço a partir do conceito de região e instigar o interesse do
aluno por uma participação política ativa.
Metodologia
* No primeiro momento os alunos deverão identificar as características de cada região fazendo uma pesquisa na web.
* No segundo momento fazer uso da atividade do site abaixo relacionado onde os alunos deverão montar no mapa cada estado sendo que cada um se identifica por uma cor diferenciada, em seguida deverão escrever o nome de cada estado por meio da lousa digital.
* http://marianacaltabiano.com.br/jogo-mapa.html
* No terceiro momento , utilizar a lousa digital para que cada aluno possa escrever as características de cada região sobre a imagem da mesma, bem como identificar também as regiões que fazem limite com o mar de forma que toda turma participe.
* No primeiro momento os alunos deverão identificar as características de cada região fazendo uma pesquisa na web.
* No segundo momento fazer uso da atividade do site abaixo relacionado onde os alunos deverão montar no mapa cada estado sendo que cada um se identifica por uma cor diferenciada, em seguida deverão escrever o nome de cada estado por meio da lousa digital.
* http://marianacaltabiano.com.br/jogo-mapa.html
* No terceiro momento , utilizar a lousa digital para que cada aluno possa escrever as características de cada região sobre a imagem da mesma, bem como identificar também as regiões que fazem limite com o mar de forma que toda turma participe.
Recursos Utilizados
*Computador
*Internet
*Lousa Digital
*Projetor Integrado
*Máquina Digital
Avaliação
A
avaliação será realizada através da participação individual e em grupo dos
alunos durante o desenvolvimento das aulas .*Computador
*Internet
*Lousa Digital
*Projetor Integrado
*Máquina Digital
Avaliação
Fonte: http://esantarosa.blogspot.com.br/2013/10/plano-de-aula-lousa-digital.html
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