quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Plano de Aula




Aprendendo "O que é trânsito?" na Educação Infantil.
03/05/2012
Autor: SELMA DA SILVA LIMA SOUSA
GUARULHOS - SP EPG - BENEDITO VICENTE DE OLIVEIRA - EPG 

  Estrutura Curricular:

Modalidade
Nível de Ensino
Componente
Curricular
Tema
Educação Infantil
Linguagem oral e escrita
Falar e escutar
Educação Infantil
Matemática
Espaço e forma
Educação Infantil
Natureza e sociedade                 
Organização dos grupos e seu modo
de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil
Movimento
Expressividade
Educação Infantil
Arte Visual
O fazer artístico
Educação Infantil
Movimento
Coordenação

Dados da Aula:

O que o aluno poderá aprender com esta aula?
*Iniciar a conscientização no trânsito desde a infância.
*Conceituar o que é trânsito, a partir do conhecimento prévio dos alunos.
*Observar a ação do personagem Pateta, como pedestre e como motorista, analisando as atitudes certas e erradas.

Duração das atividades:
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Esta é uma aula inicial para ser introduzido o tema trânsito, portanto  não há necessidade de outros conceitos.

Estratégias e recursos da aula:

1º Momento: Roda de conversa 

imagem fonte: http://professorarosangelarocha.blogspot.com.br/2012/03/aula-sobre-instrumentos-musicais.html                                            
*Realizar uma roda de conversa com os alunos, começando pelo questionamento: “O que é Trânsito?”.
*A partir das respostas deles, dizer que o trânsito não se resume somente a carros ou acidentes, e sim que existem o trânsito de pessoas, animais etc.
*Mais sugestões de questionamento:
- Quem já andou de carro, ônibus ou algum outro meio de transporte?
- Onde é que encontramos um trânsito de carros? E de ônibus? etc
- E o trânsito de pessoas? Será que na nossa escola tem trânsito?
- Vocês já viram um semáforo, ou farol? Para que ele serve?
- E como devemos andar como pedestres? Pela calçada ou pela rua? E os carros?

 2 º Momento Confecção do cartaz
*Ainda em roda explicar que faremos um cartaz com o tema: " O que é Trânsito?".
*Espalhar desenhos de meios de transporte ( carro, moto, ônibus, caminhão) para que os alunos escolham o qual mais se identifica.
*Realizar a pintura dos desenhos com lápis de cor ou giz de cera.
*Após a pintura dos desenhos, ir para a Montagem do Cartaz
 Desenhos dos meios de transporte retirados deste site:

3º Momento: Montagem do Cartaz
*Em um papel pardo, colar pequenas tiras de papel branco, para serem confeccionadas a  faixa de pedestres, e sinalizar com um semáforo.
*Explicar para os alunos a importância que esses dois ítens têm na nossa segurança.
*Colar desenhos de pessoas atravessando na faixa de pedestres.
*Fazer com caneta hidrocor ou tiras de papel, a faixa contínua ou segmentada da rua sinalizando que é uma via de mão dupla, na cor amarela.
*Finalizando a montagem do cartaz, cada aluno irá colar o seu carro porém seguindo o trânsito, um atrás do outro.

                               


4º Momento: Desenho do Pateta no Trânsito
*Após o término da confecção do cartaz, e tendo em vista que os alunos estão mais familiarizados com o assunto, conversar sobre como devemos agir em meio ao trânsito com questionamentos do tipo:
* Devemos ser nervosos no trânsito?
* Devemos prestar atenção para realizar a travessia da rua? O que devemos fazer? Sempre com um adulto, ou pode ir sozinho?
*Os carros devem sair correndo? Sempre em alta velocidade?
*Sempre intervir nas respostas dos educandos, para uma melhor compreensão, e instigando-os ao aprendizado.
*Passar o desenho "Pateta no Trânsito", explicando a importância de prestar muita atenção nos detalhes.
*Logo após o término do desenho, fazer um debate oral entre as crianças sobre como o personagem Pateta agiu, sugiro os seguintes questionamentos:
*O Pateta foi um bom pedestre? E como motorista?
*As ruas foram feitas para serem pistas de corrida para os carros?
*Continuar o questionamento dependendo das respostas dos alunos, fazendo críticas e comentários, e propondo soluções para a maneira correta de agir.

 Recursos Complementares:

*Desenhos dos meios de transporte:
*Vídeo: Pateta no Trânsito
*Mais informações

Avaliação:
Observar se os alunos entenderam o significado de Trânsito, primeiro no cartaz, e partindo do conhecimento que tinham antes. Num segundo momento, no vídeo "Pateta no trânsito", pois, após isso, na roda de conversa, analisar e intervir nas respostas deles sobre como o Pateta agiu, se está correto ou não, e qual seria a maneira certa. Assim, teremos uma avaliação de quais conhecimentos eles tinham antes e depois de finalizarem todas as atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário